Agronegócios
100 mil litros por dia? Conheça a Fazenda Colorado, maior produtora de leite do Brasil
Compartilhe:
#souagro| Araras, São Paulo. É nesta cidade que fica a Fazenda Colorado, a maior produtora de leite do Brasil, com quase 100 mil litros de leite por dia. São milhares de vacas holandesas em lactação, puras de origem. Acompanhadas por veterinários e técnicos especializados, os animais recebem toda a atenção necessária para o bem-estar e saúde, para que estejam acima de tudo, saudáveis.
Durante mais uma edição do Road Show, onde 27 jornalistas e influenciadores do agro de 11 estados diferentes dentro de um ônibus percorreram mais de 2 mil quilômetros. O portal Sou Agro, representado pelas jornalistas Débora Damasceno e Sirlei Benetti, visitaram essa grandiosa estrutura para saber um pouco mais de como funciona todo o trabalho por lá.
- Aluna de Toledo é premiada por projeto que traz soluções eficazes à agricultura
- Onça é encontrada morta às margens da BR-467; suspeita é de atropelamento
Ninguém entra na fazenda colorado sem desinfetar muito bem os pés e as mãos. Os veículos também recebem tratamento especial. A fazenda Colorado só atua com vacas holandesas puras de origem. São mais de 2 mil em lactação. Uma história que começou em 1964 com 100 alqueires, hoje já tem quase 2 mil hectares muito bem distribuídos para atender toda demanda de produção.
“É uma fazenda de mais ou menos 1700 hectares, dos quais 1000 hectares nós produzimos silagem de milho, em 150 hectares produzimos capim para nutrir as vacas, uma área de construção de 20 a 30 hectares, e o resto é mata e lago, a área que a gente cultiva para a área de reserva. São 5900 animais, uma produção média no ano de 22 totalizando uma média de 96 97.000 litros dia. Nós trabalhamos apenas com holandeses”, explica Sérgio Soriano, gerente de pecuária da Fazenda Colorado.
Na fazenda Colorado, bem-estar animal vem em primeiro lugar, o bom tratamento das vacas resultado em maior produtividade e também na melhor qualidade de vida dos animais.
“A prioridade do bem-estar é criar um animal onde ele possa ser ele mesmo. É a mesma frase que eu uso do ser humano, é onde ela tem a condição de pasto que ela tem condição de correr. Nessa fase, elas podem tomar sol, podem viver. Ou seja, a nossa função é ter um lugar agradável para elas virem descansar e ali colocar todo seu poder de crescimento e de genética. Isso na fase de cria. Depois, na fase leito, nossos animais são estabulados e lá não tem sol, mas é uma área muito confortável a gente controla o vento e tudo isso dá um prazer muito grande. Cuidamos muito bem da cama, nós usamos areia, a vaca deita num lugar limpo, fresco, seco. Com isso, ela tem menos mastite, fica menos doente. Isso tudo está ligado a bem-estar animal e com isso ela consegue produzir altos níveis de leite ao dia”, explica Sérgio.
Além disso, a alimentação das vacas e bezerros é nutritiva e balanceada.
“Comida de qualidade ela é a base de tudo. E quando a qualidade não é cara, é qualidade. É uma silagem boa, bem feita e um silo bem coberto que não tem buraco. Às vezes o cara fica pensando em uma silagem maravilhosa. Ele não cuida nem do silo que ele fecha, então não pode ter entrada de nada. Aquilo é qualidade e quando você traz aqui para bezerra você precisa misturar isso com ingredientes, fazer o que nós chamamos de dieta total. E essa dieta total. Ela precisa estar balanceada por nutricionista. Nós precisamos fazer com que os ingredientes sejam apropriados, com o tipo de animal que a gente tem”, detalhou Sérgio.
E é justamente neste processo que entra a parceria com a Vetoquinol que é uma multinacional dedicada à saúde animal. É auxilio fundamental para que a Colorado alcance o título de maior fazenda produtora de leite do Brasil, há quase uma década.
“Nós entramos com nosso programa sanitário, com toda a parte, juntamente com a nutrição animal. Nós entramos com o programa sanitário, com os programas que a gente dá apoio a fazendas como esta, com produtos de linha que são líderes na Europa, estoque de produtos anti-inflamatório, antibiótico, produtos injetáveis. Temos uma gama de produtos de controle de parasitas externos e internos fantásticos, ou seja, é uma linha bastante interessante para quem produz 100 mil litros de leite por dia”, detalhou Jorge Espanha, diretor-presidente da Vetoquinol.
O processo de ordenha é todo robotizado, neste sistema de carrossel. 72 vacas são ordenhadas por vez. Cada animal produz em média 42 litros por dia e a ordenha é feita em três períodos: manhã, meio dia e fim de tarde. É um dos sistemas mais modernos no mundo para quem tem mais de 1000 animais.
“Eu acho que um dos principais desafios hoje é produzir comida de qualidade e depois investir e ter uma margem de lucro sobre o seu produto que faça com que ele tenha vontade de reinvestir. Eu acho que o retro alimentação de custo seria muito legal se nós tivéssemos um país onde nós tivéssemos uma taxa de juro menor, como nós já tivemos talvez fosse mais fácil fazer uma instalação dessa e amortizar. Então, acho que o que precisa é a capacidade de investir não só o dinheiro emprestado, mas o seu próprio dinheiro, que você ganha o seu próprio negócio e traçar um plano de sucessão. Eu acho que hoje as fazendas precisam olhar com muita atenção para a sua família ou para o seu gerente se ele vai querer tocar o seu negócio”, explica Sérgio.
Fonte/Autor: Débora Damasceno/Sou Agro
VISITE O CANAL E SE INSCREVA